
Foto: Bibiana Pinheiro
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, atualmente, cerca de 6% da população possui transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Considerando esse universo de pessoas em idade escolar, um projeto itinerante está percorrendo o Brasil com o objetivo de preparar professores e educadores para lidar com alunos com TDAH. A iniciativa, da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), busca oferecer estratégias para uma melhor inclusão dos estudantes nas escolas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O Rio Grande do Sul está na rota do projeto. A capacitação ocorrerá em Porto Alegre, em data ainda não divulgada.
– Por conta dos sistemas primários desse transtorno, os alunos apresentam uma dificuldade muito grande de sustentar atenção, uma impulsividade e uma hiperatividade, que, muitas vezes, impactam de forma muito negativa no desempenho escolar – explica a psicóloga clínica Iane Kestelman, fundadora da ABDA.
Segundo Iane, os estudantes com TDAH têm mais dificuldade de se engajar nas aulas e de absorver o conteúdo ensinado. E, quando esses alunos não recebem a atenção e instrução devidas, acabam repetindo de ano e deixando a escola. Segundo a psicóloga, não só no campo do TDAH, mas também de outros transtornos, existe “uma dificuldade incrível no sentido de oferecer esse suporte aos professores, de como lidar com esses alunos”.
O projeto começou em dezembro do ano passado em São Paulo e deve seguir para outros Estados brasileiros. A próxima etapa será no Pará.
– Nosso maior ideal é que esse país esteja finalmente cumprindo a Lei 14.254/2021, cujo teor preconiza que todos os alunos da pré-escola até o Ensino Médio, em todo o território nacional, possam ser incluídos nas escolas. Portanto, todos os professores devem ser capacitados para que essas ações de inclusão possam acontecer. Infelizmente, isso não vem acontecendo – finaliza Iane.
Grupo de apoio
Neste sábado (12), a ABDA promove uma ação do Grupo de Apoio – Núcleo Porto Alegre, de forma online (plataforma Google Meet), às 17h30min. As inscrições estão abertas e podem ser feitas enviando e-mail para grupos@tdah.org.br, informando nome completo, e-mail e telefone. As inscrições só serão efetuadas após o recebimento do e-mail da ABDA com o link de acesso para a reunião.